4 tipos de energia alternativa

4 tipos de energia alternativa

Uma fonte de energia alternativa, também chamada de renovável, é responsável por realizar uma geração elétrica de baixo impacto ambiental, o que é considerado sustentável. 

Ou seja, ao contrário das fontes de energia tradicionais, a energia alternativa não se utiliza de combustíveis fósseis, que são:

  • Petróleo;
  • Carvão;
  • Gás natural;
  • Xisto betuminoso.

Neste artigo, acompanhe os principais tipos de energia alternativa e seus usos, que vão desde o residencial e comercial, para oficina mecânica especializada, até industrial.

1 – Energia solar

A energia solar é, provavelmente, a fonte de energia alternativa mais popular, visto que utiliza o recurso mais abundante em nosso planeta: a luz solar.

Hoje, existem dois tipos de tecnologia que possibilitam a captação da luz do Sol, que são: a fotovoltaica e a energia térmica ou heliotérmica.

A primeira trata-se da captação fotovoltaica, que, diferentemente de uma bateria automotiva 60a, faz o uso de painéis solares.

Estes são responsáveis por captar a luz solar e fazer a sua conversão de corrente contínua para alternada em energia elétrica, através do inversor solar. 

Por sua vez, a captação de energia heliotérmica é feita pela reflexão da luz do Sol para um ponto específico, fazendo o uso de espelhos, que são aquecidos a altas temperaturas, gerando energia elétrica.

2 – Energia hidrelétrica

Considerada uma das fontes de energia limpa no país, como o nome já diz, a energia hidrelétrica é formada por meio da movimentação da água.

Para isso, é necessário que passem pelas turbinas internas de uma represa, que devem possuir um gerador individual, capaz de transformar energia mecânica em elétrica.

Por fim, a energia gerada é encaminhada pelas linhas de transmissão e, em seguida, para as distribuidoras, que vão destinar a energia ao consumidor final.

3 – Energia eólica

A energia eólica é gerada pela força dos ventos, que ocorre por meio de hélices instaladas no topo de torres altas, que precisam de troca de óleo câmbio automático frequente.

Assim, a partir da força dos ventos, uma força motriz é gerada, que é convertida em energia elétrica de um modo limpo e fácil, com o auxílio dos aerogeradores.

4 – Energia de biomassa

A captação da biomassa se utiliza da queima de produtos orgânicos como a madeira, o bagaço da cana-de-açúcar, o álcool, a palha de arroz, óleos vegetais, entre outros. 

Há, ainda, diversos processos para a sua geração, que podem ser o biológico, o termoquímico e a combustão direta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *