3 tipos de dedetização disponíveis no mercado

3 tipos de dedetização disponíveis no mercado

A dedetização é o ato de exterminar pragas. Este serviço é muito comum e popular, há décadas, principalmente nas grandes cidades.

Com a urbanização crescente das áreas urbanas e o aumento da concentração de pessoas, houve o aumento da produção de lixo e dejetos.

E essa concentração de lixo e dejetos, passou a ser alimento para alguns tipos de insetos e outros animais de pequeno porte.

Assim como no ambiente urbano, a terra dá lugar ao concreto e as casas ocupam o lugar dos biomas naturais. Muitos dos seres vivos, são expulsos para as regiões adjacentes, nesse processo.

Isso faz com que os animais que conseguiram se adaptar ao ambiente urbano, não tenham (ou tenham poucos), predadores naturais, o que causa uma multiplicação excessiva e desenfreada de alguns deles.

Mas afinal, o que é considerado “praga”?

Entende-se por praga ou peste, toda espécie nociva que atrapalha o desenvolvimento agrícola ou destrói a propriedade humana. Isso significa que as pragas não estão limitadas, apenas, ao ambiente urbano, mas existem também, no meio agrícola.

Além de destruir a propriedade humana e atrapalhar no desenvolvimento, várias dessas espécies são muito perigosas, pois são vetores de doenças.

Ou seja, são espécies de animais que abrigam no seu organismo vírus, bactérias, protozoários ou fungos, que para eles, pode não causar nenhum mal.

Mas, para os seres humanos são muito perigosos. Algumas espécies consideradas pragas urbanas são:

  • Ratos;
  • Pombos;
  • Baratas;
  • Cupins;
  • Formigas;
  • Carrapatos.

Por que é necessário dedetizar?

Geralmente, na natureza, o próprio sistema de cadeia alimentar dá conta de equilibrar o número de indivíduos de uma determinada espécie.

A natureza consegue dar conta disso, porque os indivíduos e o meio ambiente se adaptaram juntos para entrar em equilíbrio.

Porém, quando há ação humana, as coisas mudam. Plantações, por exemplo, aumentam a disponibilidade de comida em um determinado lugar, isso, naturalmente, atrai animais consumidores primários.

Que são os animais que se alimentam de plantas e grãos, como os roedores, por exemplo. Esses animais, se não têm predadores à sua volta, se alastram rapidamente.

Por conta da oferta tão grande de comida, encontrada em plantações ou em cidades. Geralmente, a ação humana afasta os consumidores secundários, que são os animais que se alimentam dos consumidores primários.

Ou seja, a ação humana atrai alguns seres vivos e ao mesmo tempo, repele os seus predadores naturais. Seres vivos, com muita comida à disposição e sem predadores se multiplicam desenfreadamente.

E isso é um problema que, na maioria das vezes, a natureza por si só não consegue equilibrar. Então, se a ação do homem causou o problema, a ação do homem terá que resolvê-lo também.

Para isso, servem as dedetizações, para exterminar essas pragas das cidades ou campos. Note que a dedetização não é a destruição da natureza.

Pelo contrário, é a resolução de um problema que a ação do homem causou à natureza e isso, gera novas necessidades, como dedetizar carrapatos, por exemplo.

O combate às pragas, é muito importante, porque, como foi dito, a presença de delas no nosso meio pode trazer doenças perigosas para os seres humanos.

E ninguém quer ter uma casa infestada de insetos ou ratos. A maioria dos estabelecimentos que armazenam alimentos, é alvo de pragas, para eles, a dedetização e desratização são essenciais.

Agora que já sabemos o que é a dedetização e o porquê dela ser tão importante, conheça os tipos mais comuns:

1-Desratização

Conhecida também como dedetização de ratos, é o processo de exterminação de roedores de um ambiente. É muito usada nos campos, principalmente em celeiros e silos.

Que armazenam cereais, por serem alvos fáceis para roedores. A desratização é amplamente usada nos centros urbanos, já que sofrem com os roedores também.

Os roedores são especialmente perigosos em ambientes urbanos, porque além de transmitir doenças, roem fiações, estofamentos, madeira e até gesso, estragando propriedades.

2-Descupinização

Conhecida como dedetização de cupim, é o processo de exterminação de cupins. A dedetização cupim funciona com a localização dos focos, para que possa ser aplicado veneno diretamente, de modo que extermine toda a colônia.

3- Dedetização de carrapatos

É o processo utilizado para se livrar da presença de carrapatos. Carrapatos são prejudiciais para animais e pessoas, pois são vetores de doenças e são parasitas.

A dedetização de carrapatos pode e deve, ser feita em vários tipos de ambientes, com ou sem animais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *